Sexta, 19 de abril de 2024 Leitura: 00:03:00
O Centro de Estudos e Pesquisas da Unimed Costa do Sol realizou, no último final de semana, uma formação de instrutores de atendimento pré-hospitalar à pacientes traumatizados. A turma foi composta por 12 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversas unidades.
O curso de instrutores de Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) foi ministrado pelo Comitê de Trauma Brasileiro (BCOT) que é credenciado pela National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT), ligada ao colégio de cirurgiões americanos.
“Tivemos a participação de várias áreas da Unimed e alunos externos também. Foi um final de semana intenso e de grande aprendizado”, comentou a enfermeira, Viviane Porto.
O objetivo dessa formação, de acordo com Dr. Joel Tavares Passos, presidente do CEP, é estabelecer em Macaé o primeiro núcleo do Rio de Janeiro credenciado pela NAEMT para ofertar capacitação e treinamento ao público da saúde e offshore.
Para Fernanda Duarte, coordenadora da Remoção, o curso foi um passo importante: “Foi o primeiro passo para promover a nossa região a qualificação pré-hospitalar adequada. Ao final, fui convidada pelo COT Brasil para ser trainee como instrutora, então o desafio começa agora!”, comemorou.